From the Blog

Santa Clara dos Cogumelos

 

O Santa Clara dos Cogumelos é um templo todo dedicado ao universo micológico e suas explorações culinárias. Com cardápio repleto de delícias que variam conforme a estação do ano e ambiente aconchegante e agradável, o restaurante foi criado por Luigi Pintarelli, italiano radicado em Lisboa.

O gosto por desvendar mundos mágicos ocultos parece intrínseco a Luigi, que por muitos anos se dedicou ao restauro de filmes antigos, tendo fundado o laboratório L’Immagine Ritrovata em Bolonha e trabalhado na Cinemateca Portuguesa por mais de uma década. A grande virada, das imagens para os funghi, se deu em 2013, quando ele resolveu inaugurar um restaurante cujo cardápio tem sempre o cogumelo como rei, das saladas até as sobremesas.

Seu conterrâneo Italo Calvino, em um conto de 1963, narra as frustradas tentativas do ingênuo personagem Marcovaldo de encontrar um cogumelo comestível nas reduzidas áreas verdes da selva urbana. A paisagem humanizada da urbe já não é mais capaz de nos brindar com estes prazeres. Mas pelo menos nos é possível, em pleno campo de Santa Clara, onde acontece a agitada Feira da Ladra, encontrar esse refúgio e degustar pratos bem preparados, que levam tanto cogumelos cultivados quanto selvagens, apanhados cuidadosamente pelo próprio Luigi. E de repente é como se estivéssemos nós mesmos a sermos surpreendidos por um valioso cogumelo selvagem na floresta.

 

Mercado de Santa Clara​
Campo de Santa Clara, 7 – 1º
1100-472 LISBOA
Tel: 218870661
TM: 913043302
info@santaclaradoscogumelos.com

 

Deixar uma resposta